O que é consultoria fiscal e tributária?

A consultoria fiscal e tributária é um serviço prestado por profissionais da área contábil e fiscal para adequar os procedimentos adotados numa empresa na apuração e no recolhimento dos impostos, diretos e indiretos, que incidem sobre suas atividades.

É possível identificar oportunidades de planejamento, preparando a empresa para seu projeto orçamentário.

O serviço de consultoria acompanha as constantes modificações na legislação e mantém a empresa em ordem com o fisco tendo como principal objetivo o de reduzir os riscos de autuação fiscal ou de pagamento indevido de impostos, duas situações que podem provocar perdas financeiras desnecessárias para a empresa, bem como evitar erros e omissões, acompanhando as determinações da legislação.

Frente à imensa quantidade de impostos existentes no Brasil, uma empresa de consultoria fiscal e tributária presta serviços nas áreas de:

  • Consultoria fiscal sobre questões tributárias, com revisão periódica de procedimentos fiscais;
  • Revisão fiscal dos procedimentos adotados pela empresa, para realinhá-los com a realidade fiscal, acompanhando as modificações na legislação;
  • Recuperação de créditos;
  • Consultoria sobre preços de transferências, apuração e revisão de cálculos de preços praticados em operações fiscais, estudos de operações com empresas vinculadas para evitar ajustes tributários, alterações na margem da lucratividade, defesas administrativas sobre tributação;
  • Elaboração de consulta ao fisco nos níveis federal, estadual e municipal sobre divergências, com esclarecimento de dúvidas e enquadramento nas classificações fiscais da atividade empresarial;
  • Aproveitamento de incentivos fiscais sejam eles federais ou regionais, com vistas a reduzir o pagamento de impostos através das aplicações financeiras e investimentos;

A consultoria fiscal e tributária também pode, segundo as necessidades da empresa, realizar perícias técnicas, examinando e revisando documentos para verificar direitos não utilizados pela empresa em suas atividades.

A perícia técnica pode ser feita tanto para dissolução de conflitos com o fisco, através de documentos contábeis, como na área de execuções fiscais, mantendo o interesse da empresa sempre em primeiro lugar.

Recuperação de créditos tributários

O pagamento de tributos a maior é algo muito comum devido a complexidade do entendimento da legislação e do enquadramento tributário adotado não ser muitas vezes o mais adequado para aquele momento. Fazemos o levantamento de todas as informações necessárias para detectar se a sua empresa possui créditos a serem recuperados, em especial, créditos oriundos de exportações.

Elaboração de processos de recuperação de créditos perante a Receita estadual ( ICMS ) através do sistema SISCRED.

Através da avaliação dos procedimentos adotados pela sua empresa, buscamos oportunidades para que você economize na hora de recolher os impostos.

Recuperação de créditos acumulado de ICMS

O ICMS é o imposto que mais pesa às empresas. A gestão do tributo é feita por Estado, gerando taxas diferentes e uma verdadeira guerra fiscal.

Mas as empresas podem recuperar este imposto. A legislação estadual prevê a homologação do crédito acumulado do ICMS para posterior compensação com a aquisição de ativos imobilizados, pagamentos a fornecedores, transferência a terceiros ou ainda a quitação de débitos próprios por desembaraço aduaneiro.

Ao ser homologado pela Secretaria da Fazenda, o valor do crédito acumulado é transferido à empresa. A operação não é realizada em dinheiro, mas é feita através do repasse do crédito para uma conta corrente do contribuinte, aberta dentro do Sistema Eletrônico de Gerenciamento do Crédito Acumulado (e-CREDAC).

Pontos de atuação

  • Promover reuniões com os mais diversos profissionais para criação de uma entidade de representação seja ela laboral ou patronal;
  • Elaborar Editais de convocação para criação da Entidade;
  • Elaboração de editais de convocação e realização de assembleias;
  • Criação do Estatuto Social dentro da legislação vigente;
  • Acompanhamento do processo de criação perante os órgãos competentes, objetivando a concessão do registro sindical;
  • Realização de Assembleias Ordinárias e Extraordinárias de acordo com a necessidade da entidade;
  • Negociação das Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho;
  • Implementação de Banco de Horas;
  • Realização de Eleições da entidade e por fim administração geral desta.
  • Atuamos também perante o MPT - Ministério Publico do Trabalho nas demandas administrativas e judiciais através de profissionais da área;
  • Reforma de estatutos e elaboração de regimentos internos;
  • Realização de eleições.

Em desenvolvimento.

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